quinta-feira, 4 de março de 2010

O fugitivo perneta

Na última segunda-feira, dia primeiro de fevereiro, estava eu assistindo ao Jornal do Almoço, da RBS TV, quando a âncora do jornal apresentou a matéria sobre um detento que escapara do Presídio de Itajaí. Na hora mesmo veio-me à mente a imagem do personagem do romance A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, o pirata Long John Silver. A relação se deu devido ao fugitivo ser perneta, assim como o velho pirata desse clássico romance de aventura.

    Por ter conseguido escapulir da prisão, o personagem da vida real assemelha-se também, acredito, ao que se diz respeito à agilidade do pirata perneta. A passagem do livro que descreve o vilão é crucial: "Tinha a perna esquerda amputada, e sob o braço trazia uma muleta, que manejava com destreza admirável, saltitando com ela feito um pássaro".

    Fiquei imaginando e vendo a cena na minha cabeça do fugitivo perneta saltitando, veloz, feliz e livre como um pássaro em busca da liberdade.

    O velho pirata traiçoeiro, aliás, também acabou escapulindo de vereda no final da aventura. Sumiu do mapa. E, segundo consta no romance, a sua fuga aconteceu aqui pelas paragens americanas. Vai ver o ex-presidiário é um parente longínquo do velho Long John Silver...

    Agora, imaginem aqui comigo: como serão os guardas daquele presídio para deixarem escapar um detento perneta?! Será que são também pernetas? Ou, quem sabe, manetas? Pois eu acho que são, simplesmente, ceguetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário