quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

‘Vô’ César, um dendrólatra

Hoje, dia 07 de janeiro de 2010, seria o centésimo aniversário do meu avô César Martorano, pai de minha mãe. Ele que sempre quis alcançar essa idade. Faleceu dias antes de completar noventa e três anos de vida.

O 'vô' César sempre foi um amante da vida e das pessoas. Acho que herdei dele o meu amor pela natureza. Pelas árvores, principalmente.

    Certa vez, já nos últimos anos de sua vida, meu avô se pôs a caminhar por entre as araucárias e as bracatingas que crescem pela chácara onde morou por quase toda a sua vida e onde está a casa dos meus pais lá em São Joaquim. Apoiado por sua bengala ia de árvore em árvore, abraçando-se aos troncos das mesmas. Dizia que, fazendo isto, absorveria a energia das mesmas.

Meu avô era um dendrólatra. Não sabia ele, acredito, que este é o nome que se dá a quem gosta de árvores.

    Hoje, sou eu quem se abraça àquelas árvores. Quando me pego desprevenido, já estou grudado àqueles caules centenários das araucárias. Faço isso com o intuito de não apenas absorver as suas energias, mas também tentar ouvir as histórias que se passaram por ali centenas de anos atrás.

Parece coisa de louco, e acho que é mesmo. Mas o que de fato acontece é que quando abarco aquelas árvores e fecho os olhos, parece que o passado está todo ali me soprando aos ouvidos as histórias dos nossos antepassados.

Agora o que posso e devo fazer é recolher e contar essas histórias. Será uma homenagem digna ao meu avô e a tudo aquilo que ele me ensinou.

2 comentários:

  1. Graaande João Paulo, que legal éssas histórias do teu avô Cesar,ainda bem que tive a oportunidade de conhecer ele, pessoa fantástica e que me fez passar bons momentos aí em São quincas,,,,grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Fala Professor João... Muito interessante seu escrito aí em cima. Não conheci seu avô, mais enquanto li pude imaginar o que escrevias como um filme na minha imaginação. Pessoas de bom caracter mantém a família como tradição, ótimo texto, valeu e sucesso pra banda The Zorden! André Luiz

    ResponderExcluir