terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Eu e a Literatura Catarina

Conheci Salim Miguel no IV Congresso de Língua e Literatura, organizado pelo professor Olivo Pedron e realizado pela FURB, em julho de 2002, no qual o autor de A Morte do Tenente e Outras Mortes palestraria sobre Guido Wilmar Sassi, morto naquele ano, e que seria homenageado no Congresso.

Não conhecia a literatura de ambos, somente os seus nomes. Todavia, foi a partir daquele dia que meu interesse pela literatura catarinense tornou-se real.

Já no semestre seguinte, nas aulas de Literatura Catarinense, ministradas pelo professor Olivo Pedron, aprofundei ainda mais o meu conhecimento acerca de literatura produzida em solo catarina e familiarizei-me com alguns nomes de escritores de importância, como Enéas Athanázio, Deonísio da Silva, Othon da Gama D'Eça, Tito Caravalho, Virgílio Várzea, além do próprio Salim Miguel e do já citado Guido Wilmar Sassi, entre outros.

Do Salim, havia lido somente um de seus livros – As Confissões Prematuras – e ao pegar o autógrafo do mesmo após sua palestra, contei-lhe que era neto de César Martorano, de São Joaquim, no que Salim sobressaltou-se. Ele que havia passado uns dias na Fazenda de meu avô lá em São Joaquim. Daí em diante, a conversa fluiu muito bem. Assistindo ao nosso colóquio animado, o professor Pedron convidou-me para juntar-se a eles para o almoço. Fomos os três então ao restaurante Moinho do Vale.

    Lá, Salim falou-me de sua história, indicou-me alguns livros – dos quais alguns ainda não os li, como Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos –, deu-me dicas de métodos de escrita e observação etc. Enfim, foi uma das melhores aulas de literatura que tive na minha vida. Por causa disso, sou muito grato e tenho uma admiração profunda ao Salim Miguel, que além de grande escritor – um dos maiores do Brasil – possui uma modéstia ímpar como pessoa.

    Meu relacionamento com a literatura catarinense só se fez crescer após aquele encontro. Hoje, depois destes anos todos, pretendo dar uma pequena contribuição às letras deste Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário