terça-feira, 8 de junho de 2010

Aprendiz de Contrabaixo

Foi em dezembro de 1995 que aprendi de fato a tocar o contrabaixo. Já arranhava um pouco o instrumento, mas somente umas frases de algumas músicas dos Beatles e outras levadas básicas.

Eu já havia estudado piano quando criança, no entanto já conhecia as escalas básicas e já tinha uma boa noção da notação musical. E de tanto ouvir os discos dos Beatles e de outros grupos e artistas, tanto do rock como da MPB, já sabia como se comportava o contrabaixo numa banda. Foi natural, para mim, tornar-me um contrabaixista.

Estávamos passando uns dias daquele início de verão no nosso sítio em São Joaquim e foi lá que o meu irmão Rafael me deu as primeiras aulas de música. Como na época eu ainda não tinha um instrumento, pedimos então um contrabaixo Tonante de um músico da cidade para as primeiras aulas. O meu irmão ensinou-me alguns arpejos de acordes maiores e menores e diversas músicas.

Tocamos, lembro ainda hoje, a música “D’yer mak’er” – do Led Zeppelin; “Under the bridge” – do Red Hot Chilli Peppers; “All my loving” – dos Beatles; e mais umas quantas músicas do Gilberto Gil, do Alceu Valença e uns quantos roques nacionais e internacionais. Em todas as músicas eu ia me virando no contrabaixo. Executava os arpejos dos acordes das canções e ia aplicando algumas escalas convenientes.

Foi por aqueles dias que o repertório básico da banda se formou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário