sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O esporte como deleite


Não sou um adepto do esporte. Aliás, gosto mesmo é ficar apreciando o esforço alheio, e pensando: coitado do cara! O ser humano deleita-se assistindo ao sofrimento alheio.
Os esportistas geralmente são pessoas saradas, possuem corpos esculturais, esbanjam saúde etc. e tal. Mas por que será que os jogadores de futebol, por exemplo, são considerados velhos depois dos trinta? O Mike Jagger tem uns setenta e bolinha e tá lá, firme e forte, cantando e gingando no palco. De velho, só a idade. E dizem que esporte é saúde. Mas será que é mesmo? Sei lá.
O grande Chico Anysio certa vez, em uma entrevista, fez duas perguntas a um entrevistador: "quantos esportistas você conhece, que viveram ou ainda vivem, ultrapassaram os cem anos?". O entrevistador ficou pensando um instante e a resposta veio simples e seca: "nenhum". Depois, a outra pergunta: "agora, quantos escritores, artistas ou intelectuais?" Resposta: "Muitos."
Tá aí o Oscar Niemeyer, que passou dos cem e tá mais firme que nem prego na areia. Tem também o José Saramago e o próprio Mike Jagger, que logo logo chegam aos cem, e que comprovam a teoria do Chico, que com a qual eu concordo plenamente: Esporte não é saúde. Arte, sim, é que é saúde! Existe a arte do esporte, mas isso é uma outra história.
O Saramago é um bom caminhante. Sei disso por ter lido nos seus Cadernos de Lanzarote e n'O Caderno, onde ele descreveu o seu cotidiano. O velhinho caminha bastante. Várias passagens desses livros o confessam. A sua jornada ao monte da ilha de Lanzarote é um bom exemplo.
Longas caminhadas, natação, uma pelada de futebol – claro que sem muita correria –, é óbvio que só fazem bem à nossa saúde, não há dúvida, mas desde que sejam executados com moderação. Inclusive a modalidade de levantamento de copo, que é a minha favorita.
Vejo no esporte, um deleite para a alma, mais que para o corpo, principalmente para aquele que está assistindo confortavelmente do sofá da sala e bebericando um cafezinho ou uma cervejinha bem gelada.
E viva o esporte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário