sexta-feira, 22 de abril de 2011

Coisas que acontecem

Naquela manhã o “tio” Gaspa acordou indisposto com uma dor aguda na barriga e se sentindo pouco enjoado.
– Tô meio feio das tripas – disse pra mulher.
– Vai ver foi o abuso na cachaça e mais as safadezas de ontem à noite – disse a mulher com um sorriso envergonhado.
– Tô veio, mas não tô morto! Pode até ser... mas acho bom mesmo eu ir é pra cidade fazer uma consulta no compadre ‘tor Olavo.
Arrumou os trens para a viagem e se debandou no seu velho fusca. Era uma manhã de sol e a cidade estava apinhada de gente. Pessoas que iam e vinham pelas calçadas e ruas. A fisgada na barriga continuava intermitente.
“Tio” Gaspa estacionou o fusca bem próximo ao consultório do doutor e saiu correndo para não perder tempo, pois as fisgadas aumentavam-lhe o desconforto.
O doutor Olavo, quando viu o amigo na sala de espera com uma cara não muito boa e com a mão na barriga, espantou-se com a visita inesperada e chamou-o logo para a consulta.
– Oh, “tio” Gaspa, o quê que foi homem? Tá com essa cara de quem ouviu o Gritador!
– Pois olha, “dotô”, acordei hoje com umas fisgadas na barriga e meio enjoado... uma ânsia danada... até parece que as tripas vão sair tudo pra fora...
– Deixe eu dar uma olhada nessa pança... mas acho que já sei o que é... – disse o médico com um sorriso meio sarcástico e já querendo aprontar uma pro amigo. Verificou que não passava de um pequeno mal estar e que não era nada grave. Mesmo assim, fez uma cara grave e disse com ar de preocupação:
– Olha, “tio” Gaspa... eu não sei nem como dizer... é uma coisa muito séria! Nem sei como lhe contar... É que às vezes acontecem umas coisas na vida da gente... mas eu vou dizer mesmo assim. O senhor está grávido!
– Grávido! Mas como, “dotô”?
– Ora! Acontece nos homens também! É raro, mas às vezes acontece...
O “tio” Gaspa ficou uns instantes sem dizer nada e depois falou esmurrando o ar, indignado:
– Pois eu disse pra muié onte’ à noite que esse negócio de ela vir por cima não ia dar certo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário