sexta-feira, 4 de março de 2011

Pau-de-bugre - a simpatia

A boiada ia à frente num passo pachorrento enquanto ‘tio’ Guina e seu companheiro, um guri de uns doze anos, iam atrás, montados nos seus cavalos, proseando e tocando o gado. Foi quando ‘tio’ Guina avistou uma árvore na beira do caminho:
         “Tá vendo aquela árvore naquele capão logo ali na frente?”
         “Tô sim, ‘tio’ Guina.”
         “Pois esta árvore é a tal da aroeira-de-bugre, também conhecida aqui na região como bugreiro ou pau-de-bugre.”
           “Mas o que é que tem esse tal de pau-de-bugre, ‘tio’ Guina?”
“Pois olhe, esse tinhoso tem uma coisa muito curiosa. Se você encostar ou até mesmo passar por perto dele, você pega uma coceira danada no corpo. A pele fica numa vermelhidão que é coisa séria.”
“Mas então não vamos passar por perto dele, vamos dar a volta!”
“Não convém, meu filho! Não há porque desviar.”
“É que eu não quero pegar essa comichão!”
“Então eu vou te ensinar uma simpatia que é tiro e queda! Toda vez que você encontrar um bugreiro por aí, você tem que cumprimentá-lo. Mas tem que ter muita convicção, senão não dá certo! E tem que ser com muito respeito, que é coisa séria! Você passa pelo lado dele, tira o chapéu, com muito respeito, e diz, mas bem alto e muito bem claro pra não ter problema: Bom dia, seu Bugre! E tem que dizer três vezes, senão não funciona.”
Estavam já próximos da árvore e o rapaz foi logo tirando o chapéu e dizendo: “Bom dia, seu Bugre! Bom di...”
“Espera lá, meu filho, tem mais uma coisa. Você tem que dizer ao contrário: bom dia se for de noite; e boa noite se for de dia.”

56 comentários:

  1. Minha família possui um sítio em Mafra e temos várias aroeiras, os tais paus-de-bugre. Meu pai havia me ensinado essa simpatia e ele a praticava. Na época acho que não levei isso muito a sério. Só sei dizer que paguei caro. Passei quase dez dias com feridas doloridas que vertiam um líquido amarelado na perna direita.
    Não sei explicar, só sei que a simpatia dá certo.Isso que vc disse é verdade. Tem que ter respeito. Guilherme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guilherme, tudo bem? Muito obrigado pelo comentário. Essas simpatias fazem parte da nossa história e da nossa cultura, temos a obrigação de preservá-las e levar os seus ensinamentos ao maior número de pessoas. Grande abraço e até!

      Excluir
  2. Minha filha pegou bugreiro está com o rosto cheio de bolinhas vermelhas, o que faço para curar?

    Elizangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Elizangela, tudo bem? Muito obrigado por ter comentado aqui nos Escritos Possíveis. Infelizmente não sei o que se deve fazer para curar esta alergia, apenas conheço esta simpatia, que não passa de um ensinamento, ou seja, não se deve passar por perto da árvore nem tampouco tocá-la, e o mais importante, mantê-la preservada, sem cortá-la ou derrubá-la. O que eu poderia aconselhar a você é que procure um atendimento médico. No mais, um grande abraço e espero que sua filha melhore o mais rápido possível.

      Excluir
    2. olha meu avo me ensinou isso e a simpatia ele disse que tem que achar um curandor e ele vai fazer pra sarar essas feridas, ele pega um galho de bugre e faz uma fumaça e vc tem que pular uma certa quantidade que o curandor vai dizer aí vc tem que ficar 3 dias com aquela roupa e é tiro e queda

      Excluir
  3. Minha filha pegou bugreiro, está com o rosto cheio de bolinhas vermelhas. o que faço para curar?

    Elizangela

    ResponderExcluir
  4. tem q ir ao médico, pra ele receitar antialergico, é a unica coisa q funciona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma planta chamado maria mole
      É só esfregar no local ate ela se acabar
      Tiro e queda

      Excluir
  5. olá amigos, estou com essa alergia agora, realmente é muito encomudativa, incha os olhos e da uma coceira danada, e não tem nada que passa, fui ao medico e ele não sabia nem o que me receitar, porque isso são casos raros de encontrar em cidade grande, moro na capital Catarinense e fui ao interior fazer uma area de festa no citio, cortei alguns pés de Bugre que estavão caidos na propriedade e resultado, estou com os olhos mais inchados que um pão e os braços vermelhos pegando fogo...temos que respeitar o Sr. Bugre mesmo.

    Abraços a todos.

    Geovane

    ResponderExcluir
  6. o azarado da vez sou eu é uma alergia que nao tem oque passe fiz injeçao e nada eu nao respeitei nem o bugre nem o pai que falo esse deixe esse nao agora to pagando e uma alergia muito ruim

    ResponderExcluir
  7. Eu to com bolinhas em todo o corpo e coça muito quase nao consigo dormir não sei oq fazer já fui no medico e ele me deu um ante alergico.
    Eduardo

    ResponderExcluir
  8. Cara , com certeza é uma coceira terrível , já faz 14 dias que to com ela e não há o que faz passar , já usei vários remédios e meus amigos também , é só Deus na causa...

    ResponderExcluir
  9. POR QUE NAO PODE CORTAR O BUGREIRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEU UMA VENTANIA EM NOSSO CANTINHO ,INFELIZMENTE CAIU VARIAS ARVORES E UMA DELAS ERA BUGREIRO SERRAMOS PARA FAZER PEQUENAS TORAS , E EU E MEU MARIDO ESTAMOS PAGANDO CARO A UNICA COISA QUE ACALMA É UM BOM IDRATANTE MEUS BRAÇOS ESTAS EMPELOTADOS E A COCEIRA É INTENÇA O IDRATANTE REFRESCA MAS É O DIA TODO O PASSANDO

      Excluir
  10. AONDE ENCONTRAR UMA FOTO IMAGENS DO BUGREIRO.POIS MEU NETO TB PEGOU ESTA ALERGIA.DIZEM Q E DESTE BUGREIRO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem algum remédio caseiro pra curar o bugreiro pelo amor de Deus

      Excluir
    2. Tem algum remédio caseiro pra curar o bugreiro pelo amor de Deus

      Excluir
    3. E só lavar com chá da folha do bugreiro,mais peça licença e cumprimenta o bugreiro para tirar as folhas

      Excluir
  11. Infelizmente também tive o desprazer de pegar essa tal alergia... Minha vó ensinou um remédio caseiro e estou passando, alivia um pouco a coceira. Esse remédio é o leite com sal. Deixa por uma hora, toma um banho, faz todo o processo novamente. Espero ter ajudado, e boa sorte a nós vítimas do senhor Bugre.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. eu axei bem interante essa simpatia mais dis que a arvore de arueira tambem tenque comprimentar pra nao dar coseiras
    e sobre o pau de bugre diz que se a pessoa ficar com alergia é so tomar xa de goiabeira que cura

    ResponderExcluir
  14. eu axei bem interante essa simpatia mais dis que a arvore de arueira tambem tenque comprimentar pra nao dar coseiras
    e sobre o pau de bugre diz que se a pessoa ficar com alergia é so tomar xa de goiabeira que cura

    ResponderExcluir
  15. eu axei bem interante essa simpatia mais dis que a arvore de arueira tambem tenque comprimentar pra dar dar coseiras
    e sobre o pau de bugre diz que se a pessoa ficar com alergia é so tomar xa de goiabeira que cura

    ResponderExcluir
  16. Olá!!! Segundo meu pai que tem 88 anos de idade diz,que para se curar das tais alergia causadas pelo pau do bugre tem que pedir licença para a tal arvore,Cumprimentar o mesmo,pegar umas folhas dele e fazer um fogo colocando as folhas para fazer uma pequena fumaça e a pessoa atingida deve pedir desculpas por não ter cumprimentado e passar tres vezes pela fumaça.segundo ele a coceira ira diminuir..

    ResponderExcluir
  17. Bom dia alergia do bugreiro e muivo seria pois meu filho está com alergia do bugreiro e está hospitalizado.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia alergia do bugreiro e muivo seria pois meu filho está com alergia do bugreiro e está hospitalizado.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia alergia do bugreiro e muivo seria pois meu filho está com alergia do bugreiro e está hospitalizado.

    ResponderExcluir
  20. BOA NOITE O QUE ALIVIA A COCEIRA DO BUGREIRO É LEITE COM SAL.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde amigos fiz chá das folhas secas do bugreiro encontra na casa de ervas.você faz 2 colher de chá de folhá de bugreiro para um litro de água deixe ferver e tampe por 10 minutos e tome é excelente para a alergia do bugreiro

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde amigos fiz chá das folhas secas do bugreiro encontra na casa de ervas.você faz 2 colher de chá de folhá de bugreiro para um litro de água deixe ferver e tampe por 10 minutos e tome é excelente para a alergia do bugreiro

    ResponderExcluir
  25. Temos um sítio em Três BARRAS SC derrubei uma árvore próximo a um bugreiro imagine estou todo vermelho e cosando so que me deu a alergia 3 dias depois fui trabalhar sedo so com uma coseira na testa 10 hora está com a testa toda tomada fui no médico da empresa sai de la fui no pronto atendimento tomei uma ingesao e a tarde num dermatologista agora a noite que esta melhorando porsso ten que se cuidar com o tal de pau de bugre

    ResponderExcluir
  26. Sou extremamente alérgico à árvore de bugreiro e à aroeira também. Sobre simpatias, fumaça, chás, etc, já passei por todos esses métodos e nunca surtiram efeito. Sofri muito com essa alergia até um médico me reiceitar o medicamento "Celestone soluspan". Foi o fim do meu sofrimento com a alergia de bugreiro. Ainda tenho a alergia, mas hoje se eu contrair a doença, já sei que procedimento tomar.

    ResponderExcluir
  27. Ola boa noite, tambem peguei bugreiro mes passado (02/2018), usei de tudo, mas o que resolveu foi sabonete Granado antisseptico a base de enxofre.
    É tiro e queda

    ResponderExcluir
  28. boa noite morei em vacaria meu esposo esta com a alergia do bugre ja fomos no medico varias vezes e ja fiz a simpatia mais nao sarou não sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  29. Estou com as minhas gêmeas com essa alergia do bugre ...
    Elas tem 3 anos e não sei mais o que fazer ...
    Se tiverem nome de alguma pomada que funcione me digam por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faca cha com 7 folha da árvore do Bugre meu marido tava fiz ontem sumiu tudo sempre pega isso sofre muito agora me ensinaram fazer esse chá foi muito bom

      Excluir
  30. A pomada de dexametasona ajuda um pouco.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite amigos, me curei deste famigerado "pau-de bugre" com sabonete a base de enxofre da GRANADO. Tem em farmacias e mercados.....simples

    ResponderExcluir
  32. Também estou com bugre há uns 10 dias, vou experimentar o sabonete pra ver se funcuona

    ResponderExcluir
  33. Quando deixamos de aprender com as gerações que passaram? Já perceberam que de 20 anos para cá cada vez vamos no médico mais rápido. Antes era comum esperar três dias de febre. agora vamos no momento que começa.
    O mesmo é com bugreiro, trabalhei por um ano em sao mateus do sul como médico emergencista e cansei de ver casos de bugreiro. As vezes demorava 10 dias para piorar. Então está para muito além da simples medicação. Descobri que bugreiro era o nome do mercenário exterminador de índios. A nossa ciência médica é muito tecnológica mas pouco sensível, pouco empática e pouco compassiva. É muito materialista e entende muito pouco de consciência.

    Vou propor aqui que se trate o bugreiro e as reações decorrentes do contato com ele como um diálogo e o desconforto como sendo a relação entre as duas partes, o bugreiro e a pessoa. Então para resolver essa relação precisa ter respeito, precisa ter cuidado e precisa acessar a conexão com a natureza em cada um e com a Natureza fora.

    Obs: cansei de passar corticoide, prometazina, dexclorfeniramina e anestésico e quase sempre não funcionava. O que está doente nesses casos é a relação! Cuida da relalção, se conecta e a resposta vem

    ResponderExcluir
  34. Remedios ou simpatia para curar bugreiro alguem sabe?

    ResponderExcluir
  35. Peguei o coseira do.bugreiro eu e minha esposa ela t com o rosto o olho que nem um bolo tudo inchado famos no medico deu pra tomar anti alergico mas nao ta resolvendo nada vo conprar o tal.sabonete e tanbem lavar.com leitene.sal e orivel essa cocera

    ResponderExcluir
  36. Para melhorar coloque um dente de alho cortado com pouco de leite e deixe descansar e passe com algodão ajuda na coceira e na cicatrização .

    ResponderExcluir
  37. Eu também peguei isso é horrível não tem quem aguenta

    ResponderExcluir
  38. Oi amigos então eu estou com esse negócio ai ta muito triste ja faz 8 dias e to mal ainda so coça e dói até de tanto que coça,,sabem me dizer quantos dias leva isso,? Eu nem conhecia essa árvore depois que a conheci tenho até medo de ver ela devolta.

    ResponderExcluir
  39. Se tiveram alguma informação que possa me curar disso serei grato muito grato,,pesso ajuda se quiserem me manda algum tipo de remédio que funcione mesmo ta ai meu whats 42998143452 serei agradecido.

    ResponderExcluir
  40. Não sei se vai ajudar, mas foi-me ensinado aqui no interior, por um senhor que mora aqui há anos. Meu marido pegou esta coceira do pau bugre tbem.
    Bom, pega uma vasilha de alumínio, coloca um pouquinho de carvão, coloca uns galhinhos verdes de pau bugre, coloca fogo e fica ao redor pra ser quase defumado por uns 30 minutos, sem roupa, claro. Fiz isso duas vezes aqui no rancho do sítio. Qto a pedir licença para a árvore, penso que deveríamos fazer com todas por respeito a elas e a tudo que nos cerca. Se não ajuda, mal também não faz.
    Meu marido ficou melhor. Espero ter ajudado. Abraço.

    ResponderExcluir
  41. Nós estamos no ano 2023 e o senhor Jesus Cristo está voltando vejo aqui pelos comentários que essa geração acredita mas no homem que sobrevive de fubá do que naquele que criou o céu e a terra as pessoas que crer em DEUS vai vencer todas as batalhas mas o impio vai perecer já pensou estás pessoas que acreditam em homens dá até pena de ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. errada vc pois o criador criou a criatura e nela deu a cura pense nisso

      Excluir
  42. Ja tive ou adquiri o "bugreiro ou pau de bugre", e a única alternativa que deu certo foi o sabonete de enxofre ( é fidido mas cura). Cada pessoa tem algum remédio mas o meu foi esse.Tem nas farmácias ou ate mercados. Obs:- Tanto "bugreiro", quanto mordidas de insetos, borrachudos, parnilongos, etc.

    ResponderExcluir