sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Padroeiro dos Escritos Possíveis

Este blog, Escritos Possíveis, depois da chegada do jornal São Joaquim de Fato, vem tomando um ar, digamos, cada vez mais profissional, se é que posso chamar de profissional um blog cujo objetivo é apenas um esforço intelectual e de prática da disciplina para a escrita.
Este blog é um hebdomadário. Ou seja, uma publicação semanal, atualizada de sete em sete dias. Para manter um padrão, estabeleci a sexta-feira como o dia oficial para postagens. Essa regularidade faz com que o autor, este que aqui vos escreve, submeta-se a normas preestabelecidas e a um sistema disciplinar regular.
Quanto aos textos, todos devem conter um mínimo de mil e duzentos caracteres e um máximo de mil e quinhentos, contando os espaços. Esta norma foi-me apresentada pelo jornalista e grande amigo Glauco Silvestre Silva, proprietário do mensário São Joaquim de Fato.
Para coroar esta parceria com o mensário, este blog – Escritos Possíveis –, assim como a coluna do periódico, terá a partir deste momento um padroeiro.
Todo colunista que se preze tem um padroeiro para a sua coluna. Se não o tem publicamente, tem-no nas escondidas, nas entrelinhas dos textos, como uma espécie de conselheiro intelectual. O meu conselheiro, ou seja, o meu padroeiro será o escritor português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura, e de cuja obra me inspirei para dar título a este blog. O título do seu livro Poemas Possíveis foi o responsável por dar origem ao nome destes Escritos Possíveis.
Salve Saramago!

Nenhum comentário:

Postar um comentário