sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

As respostas estão soprando do vento


    Com os olhos postos no futuro, à frente, e com o pensamento voltado para o passado, para trás, como nas cenas daqueles filmes de ação em que os protagonistas buscam alcançar com ardor o objeto de desejo, é assim que vivo e assim é que busco o entendimento das coisas e da vida: com os olhos bem abertos para a inovação e para o novo, mas não deixando, em hipótese alguma, de dar aquela espiadela no passado e nas memórias dos nossos antecedentes.
    Porque estou sempre mexendo e remexendo as coisas do passado não quer dizer que não vivo o presente e não penso no futuro. Muito pelo contrário: quanto mais leio, pesquiso ou penso coisas do passado, mais o futuro e as coisas relacionadas ao futuro fazem sentido para mim. Não me considero um saudosista ou até mesmo um passadista. O que busco é apenas o entendimento. A consciência de ser e estar no mundo. Conhecendo o passado e o que foi feito nele ou dele, podemos projetar e visualizar um futuro melhor e mais digno para todos.
    A História (esta com h maiúsculo) é um vasto campo e as respostas estão soprando no vento, como diz a letra de Blowin' in the Wind, do poeta e compositor Bob Dylan. O sopro, a brisa cálida e benéfica do entendimento e da compreensão humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário