sexta-feira, 25 de março de 2011

A internet é mãe do conhecimento

O livro, na sua acepção de sentido figurado, é um conjunto de conhecimento, de instrução. Este conjunto pode ser impresso ou digital. Qualquer livro, mesmo que tenha conteúdo e qualidade ao menos razoáveis, é o pai da ciência. Todo conhecimento adquirido pelo homem durante séculos e mais séculos de história está escrito em suas páginas. A cultura dos povos do mundo inteiro é passada de geração após geração através de suas páginas.
Atualmente, a internet é como se fosse um livro, dentro da definição dada acima. A internet é como um grande oceano de conhecimento. Tudo, ou quase tudo, está lá. Uma pena é falta de interesse da maioria dos internautas pela busca e aprimoramento cultural. As informações superficiais que as pessoas buscam através de sites da internet não chegam a desenvolver cidadãos conscientes e formadores de opinião.
Dessa forma, o problema não está na internet e sim no usuário da mesma. A internet é a ferramenta que possibilita a democratização do conhecimento. Desde que seja usada com sabedoria e prudência, todos podem usufruir desse manancial de informações e conhecimentos gerais.
Assim, mais uma vez vem à tona a questão da educação. Se os pais não dão aos seus filhos o exemplo da leitura de um bom livro e o interesse pela busca do conhecimento na rede ou livros convencionais, como querem que seus filhos adquiram o hábito da leitura? Ler é saber. O livro é o pai da ciência, do saber. A internet é a mãe do conhecimento. Se a mãe é boa ou não é uma questão de como os seus filhos – internautas – a tratam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário