quinta-feira, 5 de novembro de 2009

São Miguel - Guido Wilmar Sassi (1962)

São Miguel é um romance regional, porém de amplitude universal. O assunto principal do livro é o transporte da madeira de São Miguel - SC, através do rio Uruguai, para a Argentina. As personagens esperam e anseiam pela enchente que torna possível o escoamento da produção madeireira. Além do drama principal, o romancista narra os dramas e os problemas individuais, dando ao autor do romance (ou novela?) um ar de sociólogo e antropólogo.

Guido Wilmar Sassi é um dos maiores escritores catarinenses de todos os tempos. É considerado pela crítica um dos nomes mais importantes da ficção brasileira surgidos na década de 50. Participou, ao lado de Salim Miguel e Eglê Malheiros, do então chamado Grupo Sul, movimento artístico-cultural que tinha em vista a renovação das artes de Santa Catarina. Nascido em Campos Novos, mas criado em Lages, veio a falecer no Rio de Janeiro, em 2002.

Do autor, são os volumes de contos: Piá (1953); Amigo Velho (1957); Vinte Histórias Curtas (em colaboração) (1960); Testemunha do Tempo (1963), entre outros. E os romances: Geração do Deserto (1964) e Calendário da Eternidade (1983), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário