terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Gasparino Mattos, o ‘tio’ Gaspa

Hoje de manhã, ao voltar para casa depois de uma aula de contrabaixo que dei, recebi uma notícia desagradável: "o 'tio' Gaspa faleceu", disse o meu irmão Rafael. Minha mãe havia ligado de São Joaquim há poucos minutos dando a triste notícia.

Gasparino Mattos, ou simplesmente 'tio' Gaspa, como era carinhosamente chamado pelo povo joaquinense, foi um homem simples e de bom coração. Sem estudos, mas de uma esperteza sem igual, possuía um raciocínio ágil e um pensamento arguto. Em torno de sua lendária figura correm causos e mais causos. Alguns verdadeiros e outros nem tanto. "Essa gente inventa munta cousa da gente", dizia rindo meio disfarçado quando era interpelado por alguém sobre alguma história em que seu nome era citado.

Muitos causos conhecidos do tio Gaspa eram contados pelo meu tio Olavo. Este, como um bom contador de causos que era, sempre aumentava um ponto às anedotas, deixando o ouvinte, quase incrédulo, com uma pulga atrás da orelha.


 

Certa vez o tio Gaspa foi consultar com o tio Olavo, que além de médico era vizinho dele de fazenda, coisa que lhe dava certo orgulho.

- "Só tenho vizinho graúdo, dum lado, o tôr-Olavo, e do ôto, o Joaquim dos Artomóvis", dizia orgulhoso.

Chegando ao consultório, foi logo se queixando das dores que o afligiam.

- Tôr-Olavo, to c'umas dô ansim nos estômgos...

O doutor, que era muito espirituoso, assim que o examinou com o auscultador na região do estômago e constatando que aquilo não passava de uma simples dor de barriga, já pensou em pregar-lhe uma peça.

- Pois é tio Gaspa, vamos ter que tirar umas chapas do seu estômago... – foi dizendo o doutor com uma cara de preocupação.

- Ih, dotô, num gosto munto dessas cousa d'ocês quano falo ansim desse jeito...

- É tio Gaspa, mas é que eu acho que a coisa é séria... o senhor está grávido!

No que o tio Gaspa arregalou os olhos e com seu pensamento ágil foi logo dizendo:

- E eu memo onte falei pá minha muié que esse negócio dela vim por cima não ia dá certo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário